de de

Alisamento com Guanidina

4t46 Alisamento com Guanidina

Fios lisos, relaxados e hidratados. A mulher brasileira adora manter os cabelos compridos e alisados. Por isso entrevistamos Cecília Meireles, do departamento de educação da Matrix- L´Oréal, para sanar as dúvidas de quais produtos e procedimentos os profissionais devem aplicar.

Guanidina, tioglicolato e sódio, cada química deve ser cuidadosamente escolhida e ser realizado um teste de mecha para não cometer erros na aplicação. Todos os cuidados são poucos, para que o cabelo não estrague e não caia, leiam as sugestões abaixo.

Quais são os tipos de relaxamento? Este é um mercado muito dinâmico, hoje temos três tecnologias de relaxamento, tioglicolato de amônia, sódio e guanina, com estas tecnologias podemos fazer vários serviços:
Relaxamento/Alisamento
Definição de cachos (reduz o frizz e controla os cachos)  Escova progressiva sem formol / Escova definitiva ultra condicionadora

Qual é o mais indicado para cada tipo de cabelo?
Cabelos ondulados ou cacheados recomendamos a tecnologia tioglicolato, com os serviços de definição de cachos, que reduz o frizz e controla o volume. Já a escova progressiva sem formol (alisamento progressivo) ou escova definitiva ultra condicionadora (alisamento definitivo), pode ser usada conforme o desejo da cliente.
Cabelos crespos ou muito crespos recomendo o relaxamento ou alisamento. O ideal para este trabalho é utilizar guanidina, indicado para os fios finos ou médios, o sódio para os fios mais resistentes.

Como a química age nos fios?
Hidróxido de sódio dissolve uma das ligações dissulfeto, formando uma ligação-lantionina, por isso os cabelos ficam lisos. A guanidina também conhecida como carbonato de guanidina, possui uma molécula maior que resulta em um processo lento, a fórmula utilizada deve ser adequada para cada tipo de cabelo. Já o tioglicolato quebra uma parte das ligações dissulfeto. O produto neutralizante, que deve ser usado posteriormente, refaz uma pequena porcentagem das ligações quebradas, definindo a forma do cabelo. Somente com as hidratações e cuidados pós química as ligações podem ser corrigidas fazendo com que o cabelo volte a forma natural.

Diferenças entre a tio, guanidina e o sódio.
Tio, não é compatível com sódio e nem guanidina, se aplicados em um mesmo cabelo pode provocar uma quebra do fio. Já a guanidina e sódio são compatíveis entre si, porém recomendo que seja feito somente o retoque de raiz, uma vez que o cabelo já tenha sido processado. Lembrando que o ideal é fazer um teste de mecha antes da aplicação do produto.

É confiável relaxar os fios ou fazer uma hidratação para que eles fiquem mais disciplinados?
Durante a transformação pode haver uma perda de cutícula. Para garantir a saúde dos cabelos temos que usar produtos que possuem tecnologias que tornam os serviços de transformação totalmente confiáveis.

Cuidados pós relaxamento, o que deve ser feito? É extremamente importante que a cliente utilize produtos para manutenção em casa, mas lembrando que eles devem ser profissionais e geralmente encontramos a venda somente nos salões. Clientes que utilizam sódio ou guanidina devem utilizar uma linha desenvolvida com reequilibrante de ph e que contenha aloe vera, manterá os cabelos macios e tratados. Para cliente que utiliza a tecnologia de tioglicolato, os produtos de hidratação devem ser específicos para cabelos com alisamento. Recomendo que as clientes façam as hidratações no salão semanalmente ou mensalmente, conforme a indicação do profissional.

Em quanto tempo que deve ser feita o retoque da raiz?
De três a seis meses.