de de

Guia Completo:Como fazer escova em casa

Truques para deixar a escova feita em casa com o mesmo aspecto das feitas em salão



1. Prolongue o efeito liso

Antes de entrar no banho, não basta colocar touca plástica na cabeça: enrole uma toalha de rosto no cabelo para evitar que o vapor penetre e enrole as mechas. “Faça o mesmo pra lavar o rosto ou passar creme”, orienta Shirley Leela, técnica capilar da Beox.2. 

Lavagem profissional no chuveiro

Escolha um xampu específico para seu tipo de cabelo. Coloque a quantidade de uma moeda de R$ 1 na mão e esfregue uma na outra. Só então passe o xampu. Se pular essa etapa você deixa a área da aplicação ressecada, pois o xampu abre a cutícula e agride o fio. Massageie bem. Enxágue e repita a operação. Passe o condicionador no comprimento. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem.

3. Secagem poderosa

Importante: antes de secar usando a escova, tire o excesso de umidade com o secador, principalmente se seu cabelo é grosso e enrolado. Se for fino, seque-o totalmente. Então, aplique um antifrizz com função de protetor térmico.

4. Hora de alisar!

Divida o cabelo em quatro. Primeiro pegue as mechas de baixo e puxe com uma escova, passando o secador quente. Não precisa puxar muito, a boa escova não machuca o couro cabeludo. É a posição dela e o calor do secador que alisam os fios. Faça isso em todo o cabelo. No fim, ligue o vento frio e passe nos fios, penteando no sentido do comprimento. “Isso prolonga o efeito da escova”, diz Shirley. Finalize com um reparador de pontas.

Acessórios que facilitam a escovação


Tenha sempre à mão algumas piranhas ou prendedores de cabelo, grampos e a escova rolinho ideal para seus fios…

- Tamanho 


Varia conforme a espessura do fio – quanto mais grosso for, maior deve ser a escova. “Se usar a escova certa, a escovação será mais rápida”, diz o técnico capilar da Star Active, Eduardo Martinez.


- Tipo de cerda 


Varia conforme seu tipo de cabelo. Orientais e pessoas que já possuem fios lisos devem preferir as de material sintético, que apenas modelam.

As de cerdas mistas (naturais e sintéticas) são ideais para combater arrepiados e podem ser usadas por qualquer pessoa.
Agora, se a ideia é alisar bem rápido e não precisar de chapinha escolha as com alumínio vazado, que esquentam durante o processo e aceleram a escovação.