de de

Formol o vilão por trás da beleza – “Escova Progressiva”.



Bom meninas, gosto não se discute, mas para aquelas que não ficam bem se seus cabelos não estiverem lisinhos, é bom prestar atenção ao que se fala sobre o “formol”, principal componente de produtos que garantem o alisamento dos cabelos.
O resultado no início até pode ser satisfatório, porém os riscos são grandes, porque não são incomuns queimaduras químicas nas vias respiratórias, irritação (inchaço) nos olhos e até casos comprovados de morte por asfixia decorrentes de bronquites agudas. Além disso se fala também que o produto, mesmo não letal na maioria dos casos, em pequena quantidade, mesmo assim estaria associado a casos de tumores, dada a alta carga de elementos cancerígenos da sua composição. Por isso, o uso do formol está limitado pela ANVISA, (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o limite máximo permitido em salões é de 0,02% (Resolução 162/01). Não podemos esquecer que o formol é usado para conservar alguns produtos cosméticos e para fazer biópsia em cadáveres evitando a degradação do corpo durante análise, mas produtos ainda utilizados clandestinamente em salões chegam a possuir 20 a 30 vezes mais formol que o permitido.
A dica é procurar se informar quanto à qualidade do produto usado nesse tipo de alisamento, em especial exigir o selo da ANVISA nas embalagens, o que garante a segurança do produto que será usado no seu cabelo procurar saber a quantidade de formol usada na fórmula.
Dica: Se você já fez uso de formol no seu cabelo e percebeu que está mais seco, opaco, desnutrido, sem vida, o ideal é fazer uma hidratação profunda com produtos ricos em proteínas, ativos emolientes e condicionantes, que vão recuperar a saúde dos seus fios.
Por isso a equipe de Saúde do Blog da Mulher se interessou em conhecer um pouco mais dos hábitos de suas leitoras e fez este questionário.
1 – Você já fez escova progressiva ou qualquer outro tipo de alisamento com produtos compostos por formol?
2 – Ou conhece alguém que já tenha feito alisamento a base de formol e teve algum tipo de problema?
Deem uma olhada nessa matéria feita pelo Fantástico.



Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.