de de

O Guia Mais Completo para Ruivas

                   O GUIA MAIS COMPLETO DAS RUIVAS 


Os cabelos ruivos vivem fazendo a cabeça da mulherada. E não é a toa, com tantas tonalidades, as mulheres ficam até perdidas na horas de escolher a cor.

Mas não é só de colorações que vive um cabelo vermelho.
Assim como loiros, os cabelos ruivos tendem a desbotar mais do que os cabelos castanhos e pretos, por isso merecem um tratamento todo especial. 

Aprenda dicas e truques básicos que devem ser levados em consideração todos os dias.

De o máximo de cuidados ao seus cabelos e ele te dará em troca, muita vitalidade com brilho, maciez e cor estonteante
QUERO FICAR RUIVA?
  • Muito cuidado com a tinta escolhida. Lembre-se de que o resultado final vai variar de acordo com o tom do seu cabelo. Duas pessoas podem usar o mesmo tom e ficar diferente por causa da cor natural do cabelo, da química que o fio já sofreu, do tipo do fio do cabelo, etc.
  • Tinta não clareia tinta. Então não adianta aplicar uma tinta 9 no seu cabelo colorido castanho escuro que ele não vai abrir e ficar 9. Se você quer descolorir ou clarear um cabelo tingido recomendo que você procure um profissional.
  • Se o seu cabelo estiver descolorido ou for muito claro a cor vai ficar super intensa, vai desbotar muito rapidamente e com o tempo vão surgir “mechas” mais descoloridas que as outras.
  • A pior parte de ter um cabelo vermelho é sair do vermelho. Se você quiser clarear o cabelo tenha em mente que o vermelho só vai sair quando o cabelo crescer. Uma vez eu tentei sair do vermelho e acabei tacando um preto de tanta raiva HAHAHA! Porque nada cobria a bendita cor! Uma dica nessa hora é procurar uma tinta de fundo azulado ou esverdeado, assim ajuda a neutralizar o vermelho.
  • Quando você decidir a tonalidade que vai usar, procure uma  marca boa. Alfaparf, Igora, Keune, Koleston(vermelhos especiais) são ótimas opções. Não tente comprar uma tinta baratinha pois mais para frente você vai se arrepender.
ESCOLHENDO UMA TONALIDADE
São inúmeros os tons de ruivos disponíveis no mercado. Na hora de escolher uma tonalidade, leve em consideração sua personalidade e estilo.
Peles claras: Combinam mais com loiro/castanho acobreado ou um vermelho bem aberto. Aposte nas cores mais quentes.
Peles médias: Não existem restrições de cor, pode tudo! Boas dicas: vermelhos dourados, acobreados, avermelhados, acajus e amadeirados.
Pele tom de oliva: Dê preferência ao vermelho cereja, tons mais chocolate e vinho. Se você quiser clarear mais o cabelo pode apostar em luzes mais claras!
Pele escura: Tons mais escuros como vinho e um cereja mais fechado ficam lindos, também acobreados intensos e acajus.
                                                
LAVE O MÍNIMO POSSÍVEL

Como o vermelho é a cor que desbota mais rápido, não deve ser lavado todo dia. Isso significa que o seu cabelo deve ser lavado umas 2 vezes por semana; a não ser que seu cabelo seja oleoso ou fino, aí a indicação é que seja lavado em dias alternados ou quando se tem a necessidade de lavá-los. Outra opção é limpar as raízes com shampoo à seco, retirando o excesso de oleosidade e devolvendo um cheirinho bom às madeixas.

 EVITE SHAMPOO DE LIMPEZA PROFUNDA
Se lavar todos os dias já desbota, imagina se passar um anti-resíduos ou limpeza profunda? Seu cabelo vai passar do vermelho para o acobreado em questão de minutos, dando aquele efeito de cabelo água de salsicha que a ruivas odeiam. Os shampoos anti caspa costumam ser de limpeza profunda, por isso tome cuidado.

LAVANDO OS FIOS DA FORMA CORRETA



A forma correta ao lavar os fios é muito importante para manter a integridade dos mesmos, sem desalinhar as cutículas.
Deve-se colocar a quantidade suficiente de shampoo, para lavar o couro cabeludo nas mãos, espalhar o shampoo entre os dedos e aplicar sobre a  cabeça, não aplicando sobre comprimento e pontas, para não  deixar embolar os cabelos da ponta sobre a cabeça.


 Massageie o couro cabeludo delicadamente com os dedos, sem utilizar as unhas, até fazer espuma.

O sabão irá descer naturalmente para comprimento e pontas, caso seja necessário e queira , você poderá fazer movimentos de cima para baixo, levando a espuma até o resto do cabelo , mas não esfregue e nem faça movimentos de vai e vem, se você ficar esfregando as pontas do cabelo com shampoo, você ira quebrar e abrir as escamas do seu cabelo, dando aspecto quebradiço e seco nas pontas.

 Aplique um condicionador apenas nas pontas fazendo movimentos de cima para baixo.

 PENTEANDO O CABELO SEM QUEBRAR

O cabelo molhado fica muito frágil, e sensibilizado, por isso trate-o como se fosse uma jóia na hora de penteá-lo molhado. 
Pegue uma toalha e tire o excesso de água dos fios, sem esfregá-los, pressione a toalha na cabeça. 
  • A seguir abra os fios com os dedos, depois espalhe pouco de creme para pentear, de preferência com protetor térmico e  raios uv, espalhe nas mãos estre os dedos, aplique delicadamente no comprimento e pontas. Penteie com um pente de dentes largos,primeiro as pontas, em seguida penteie comprimento e pontas,depois penteie da raiz até as pontas.
  • Ao acordar com os cabelos secos e embaraçados, passe os dedos entre os fios para alinhá-los e depois repita o mesmo procedimento de pentear os fios citado acima.


 DEVOLVA O BRILHO, MACIEZ E COR AOS CABELOS:Uma maneira ótima para devolver a cor, brilho e maciez aos fios desbotados, além de proporcionar hidratação e brilho máximo, é através do Keraton banho de brilho da Kert. Esse banho de brilho não possui oxidantes nem nada agressivo aos fios, devolve a cor por deposição de pigmento, selando os fios e dando brilho máximo. O Keraton banho de brilho é indicado para ser usado após químicas e entre colorações, devolvendo a cor e brilho as madeixas opacas e sem vida, ou seja o Keraton banho de brilho é uma máscara super hidratante com pigmento. Existe o banho de brilho tradicional onde se usa água oxigenada 10 volumes, mas o banho de brilho keraton é indiscutívelmente melhor com poder hidratante. Muitas pessoas tingem de novo 2 semanas após a coloração, para devolver a cor aos fios, talvez seja desnecessário já que existem fórmulas menos agressivas, como o keraton banho de brilho, que possui  outras funções, além de colorir, elas nutrem, reconstroem e hidratam.

FAÇA O RETOQUE:Se você achar que retocar de 30 à 45 dias  é muito tempo para os seus cabelos, e não quer fazer um banho de brilho, para recuperar a cor dos cabelos, você poderá optar por fazer o retoque à cada 20 ou 25 dias.

 USE LINHA ESPECÍFICA:
Existem linhas específicas (shampoo, condicionador, máscara, leave-in) para cabelos coloridos e tingidos, estas linhas vão manter os pigmentos vivos por mais tempo no seu cabelo. Tente usar a linha completa de uma marca só, ao invés de comprar um produto de cada marca. Se você comprar tudo de uma marca só o resultado é muito melhor, potencializando os resultados.

 PROTEJA OS FIOS:

Os fios vermelhos assim como os loiros, sentem mais o efeito de oxidação nos fios, do que os castanhos e pretos. Sempre proteja os cabelos com protetor solar, isso diminuirá o desbotamento, degradação e oxidação dos fios, causados pelos raios solares.
Também é bom sempre usar um leave-in com protetor térmico (termoativado), quando for usar secador e chapinha. Essa é a única maneira de fazer uma escova ou chapinha, com a garantia de não torrar os fios com o calor.


 HIDRATE SEMPRE:
O cabelo ruivo desidrata mais rápido por que  tem as cutículas mais abertas do que um cabelo comum, o que é agravado com o uso de secadores, chapinhas, colorações. Hidratar os fios é fundamental para devolver vida aos fios. Faça hidratação 1 vez por semana e deixe seus cabelos com vida nova.

 RECONSTRUINDO O FIO:
O cabelo ruivo acaba perdendo seus componentes fundamentais durante o uso de secadores, chapinhas, colorações.  Ao perder nível consideralvel de queratina, o fio perde forma, fica sem vida, quebradiço e até áspero ao toque. Repor os componentes fundamentais promove o preenchimento das falhas e o selamento da cutícula, devolvendo brilho e vida ao cabelo. A cauterização deve ser feita 1 vez por mês.


 CORTE AS PONTAS:Corte as pontas do cabelo pelo menos de 3 em 3 meses. O corte não irá fazer o cabelo crescer, mas vai eliminar a parte quebrada, que em geral fica nas pontas, impedindo que a parte destruída suba mais ainda em direção ao comprimento e raíz. Cortar o cabelo permite um cabelo muito mais bonito, saudável e com movimento

DICAS PARA A COR DOS FIOS:Muitas mulheres acabam se arrependendo quando colorem os cabelos puxados para o beringela ou acajú, pois por conter reflexos arroxeados, acaba fugindo um pouco do vermelho, que é o objeto de desejo das ruivas. Se você não gosta dos fios beringela, corra para os acobreados, amarronzados ou avermelhados.


 ESCOLHA COM QUALIDADE:DICA: Lembre-se de usar sempre tintas profissionais de qualidade, (alfaparf, yama, kert, e outras) com um oxidante em volumagem adaptada a sua necessidade, que contenham componentes 
emolientes e hidratantes, isso  proporcionará um resultado eficaz, com cor rica e brilhante, menos agressividade aos cabelos e com muito mais durabilidade,  além de tudo, o  mais próximo possível da cor desejada. 

RUIVO NATURAL: Esse é o ruivo natural, é o mais procurado e é o mais difícil de ser copiado pelas colorações. Geralmente as colorações com mistura marrons, dourado e acobreados, chegam o mais próximo possível dos ruivos naturais.
Os cabelos naturais precisam de cuidados, mas os cuidados são bem mais lights.
  •  Cortar os cabelos e fazer uma hidratação periodicamente é importante, tanto para quem tem cabelo natural ou tingido.
  •  A cauterização geralmente não é necessária, por que os cabelos naturais não passam por química.
  • Use leave-in termoativado com protetor solar para proteger os fios, tanto do sol como do calor de pranchas e secadores.
  • O banho de brilho da keraton é uma boa alternativa para quem quer tonalizar os fios e tem medo de passar uma coloração e se arrepender. O keraton proporciona cor + hidratação + brilho e sai progressivamente em 6 a 8 lavagens,  sem manchar ou deixar resíduos de pigmentação.
CONHEÇA OS TIPOS DE RUIVO:


Esse tom é uma coisa séria. Você que está aí em casa, vendo fotos na internet pode achar que ruivo natural é laranjinha, mas ao vivo ele é castanho e só fica ruivo em fotos ou na luz do sol. É um tom que te engana e você pinta esperando que o cabelo seja uma coisa e fica outra. Na verdade se você quer o cabelo sempre laranjinha quente, você precisaria pintar de um Ruivo mais acobreado, mais aberto, mais vermelho. Porque o ruivo natural mesmo é mais um castanho. Foi isso que me desanimou, conseguir essa média entre o natural e o alaranjado é muito difícil.
Esse tom fica na altura da cor 8.
  • Keune 1/2 tubo de 9.43 + 1/2 tubo de 8,34 

Esse tom é muito complicado de se manter. É quase um laranja(ok é um laranja) e como o cabelo está com as cutículas abertas por causa da descoloração que a maioria das pessoas precisa fazer para chegar nesse tom e a cor desbota muito rápido. O pior de tudo é que essa cor desbotada fica muito feia.
Essa cor está mais ou menos na altura de um 8 ou 9. Dica de coloração:
  • Color Perfect 9,33 
  • Koleston 1/2 tubo de 7744 + 1/2 tubo de um 8 ou 9
  • Alfaparf 8.661
  • Alfaparf 8.43

Esse é um dos meus ruivos preferidos. Foi minha época de vermelho mais alegre. Esse tipo de vermelho desbota muito rapidamente e você tem que retocar praticamente de 15 em 15 dias(pelo menos nos primeiros meses).
Qualquer tinta 6.66
Mas o meu cabelo eu consegui esse vermelho mega intenso com um pó descolorante vermelho que já descolore colorindo. Como eu usei no salão eu não sei qual é a marca que usei. Pesquisando na internet achei 2 opções:
  • Magma (Wella) Nunca -Usei 
  • Majicontrast (L’oreal) 18,00 Reais
  • Koleston  7744 17,00 Reais 
  • Alfaparf 6.66 Tintura Profissional (Rubi) 10,50 Reias
  • Cor & Tom 7.66 (Vermelho Intenso) 6,99 Reais 
  • Loreal 7764 (Vermelhos Magnificos) 19 Reias
  • Beauty Color 66.46 (Vermelho Picante) 11,00 Reias 
  • 7.6 Vermelho Fúcsia da Maxton 8,00 Reias
Esse tom é bem sério e acho que é um dos melhores para começar. É um vermelho mais tímido e sério, e foi com ele que eu comecei a saga ruiva.
Para começar eu apliquei Henna(aquele chá) vermelha no cabelo. Foi o que minha mãe deixou e aprovou hahahaha! A henna é boa porque trata o fio e dá brilho, mas ela também engrossa o fio com o uso contínuo. E quando você aplica henna, a tinta não pega porque a henna meio que encapa o fio, cria uma película em volta. Então OU tinta OU henna. Não misture a henna com outros tratamentos químicos.
Eu usei henna uns 2 meses e depois esperei 1 mês, e apliquei a coloração. O meu cabelo sendo castanho claro, ficou vinho com a henna vermelha, bem parecido com o tom das fotos acima.
  • Koleston 4.66
  • Koleston 55.46
TINGINDO DE RUIVO:Se você não tem certeza do que você quer, use Henna ou um Tonalizante. São colorações que desbotam muito e saem com o tempo, assim se você se arrepender é só esperar.
Antes de decidir virar ruiva, principalmente se você precisar descolorir o cabelo, analise a qualidade da sua fibra. Seu cabelo está saudável preparado para receber mais química? Ou o fio precisa mesmo é de um tratamento? Dê prioridade a saúde do fio!
Loiras: Faça uma mudança gradual. Escolha uma nuance que mais combine com sua pele ou com seu estilo. Dependendo do seu tom de cabelo e do tom escolhido você vai precisar fazer uma pré pigmentação antes, ou tingir de um tom mais escuro para desbotar, e o seu cabelo pode até ficar rosa ou laranja, então recomendamos que você faça a transição em um profissional.
Morenas: Algumas tonalidades podem ser aplicadas diretamente no cabelo, outras podem precisar de descoloração. Se precisar de descoloração recomendo luzes avermelhadas, assim você vai descolorindo aos poucos. Você também pode descolorir o cabelo por inteiro mas isso danifica muito o fio, então faça com um profissional.
Cabelos grisalhos: É importante fazer antes uma base para que a cor pegue no cabelo e não fique rosa/laranja. Recomendo que você procure um profissional.
MANUTENÇÃO E CUIDADOS:Quando você resolve abraçar o vermelho, nos dois primeiros meses a coloração vermelha vai desbotar muito rapidamente e você vai precisar retocar de 15 em 15 dias. Isso acontece porque as moléculas que deixam o fio vermelho são muito pequenas e soltam rapidamente do cabelo. Depois de alguns meses com a coloração vermelha a cor vai durar mais.
Você também pode optar por banhos de brilho ou como no meu caso por uma máscara de tratamento que já devolve a pigmentação vermelha para os cabelos enquanto hidrata e dá brilho.
Outra opção é usar tonalizantes que agridem menos o fio.
Ser ruiva da muito trabalho. Você sempre acaba comprando as tintas mais caras para ter um resultado melhor, tem que retocar todo mês pelo menos a raiz, e pode se preparar, vai precisar de bons shampoos e tratamentos capilares para manter o fio bonito. Invista em bons produtos que protegem e prolongam a cor.
Invista em um bom finalizador anti-enxágue com filtro solar pois esses protegem os cabelos do desbotamento e ressecamento provocados pelo sol e pelo cloro e ainda dão brilho.
Evite usar anti-resíduos, shampoos de limpeza profunda e shampoos anti-caspa. Eles fazem uma limpeza no fio e removem o pigmento vermelho também.

Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.