de de

Saúde dos Cabelos – Alimentos que Fazem a Diferença


Para ter os cabelos saudáveis é preciso muito mais do que bons produtos cosméticos, é preciso atenção redobrada naquilo que consumimos diariamente. Afinal um cabelo saudável e bonito é reflexo de uma saúde boa.
Manter uma alimentação balanceada é essencial para a saúde de nosso organismo e também de nossa madeixa. Por isso consumir alimentos ricos em nutrientes é fundamental para a saúde dos cabelos. Por isso muitas pessoas que fazem dietas drásticas e desiquilibradas começam a perceber que os cabelos estão opacos, enfraquecidos, e até algumas vezes apresentam queda.

Atualmente podemos contar com vários recursos estéticos, cosméticos e tratamentos capilares para recuperar os danos causados, pelas químicas,sol, mar, piscina, poluição, vento, estresse etc…  Mas de nada adianta se não houver a manutenção e uma alimentação saudável e rica em qualidade.
Confira abaixo algumas dicas para manter uma alimentação saudável para ter cabelos bonitos e fortes:

* Hidrate-se e beba bastante água ( oito copos por dia) é o primeiro passo para ter cabelos saudáveis e bonitos;
* Inclua no cardápio diário verduras, legumes e frutas . Estes alimentos vão ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais;
* Alimente-se de quatro horas em quatro horas. Assim você evita que os níveis de energia dos folículos capilares diminuam, prejudiquem os cabelos;
* Diga Não aos alimentos artificiais , repletos de corantes,refinados e enlatados;
* Reduza a quantidade de chás e café. A cafeína em excesso no organismo altera os níveis de estrógeno na mulher. Já as altas concentrações de tanino (presente nos chás) impedem a absorção de ferro pelo organismo;
* Inclua alimentos ricos em proteínas como ovos e alimentos à base de soja;
* Evite bebidas alcoólicas.

Não deixe de incluir no cardápio:
* Pepino – por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.
* Cenoura – consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.
* Vinagre – o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.
Minerais importantes para os cabelos:
* Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.
* Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.
* Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.
* Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.
* Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.
Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.