de de

Como Saber Se o Cabelo Esta Saudável

A dúvida de mulher mulheres é saber se o cabelo realmente esta saudável ou se precisa dar aquela turbinada em um tratamento mais profundo no salão. As vezes nem o melhores shampoos, condicionadores, e máscaras de hidratação conseguem recuperar fios extremamente danificados.
Tenho certeza que todo mundo sabe que água salgada, cloro, tintura, alisamentos químicos, uso do secador, chapinha, baby liss,lavar o cabelo com água quente, acessórios muito apertados nos fios …tudo isso vai danificando a fibra capilar. Quando os cabelos começam a ficar secos e sem movimento é sinal de alerta de que ele não esta mais saudável. Por isso é muito importante ficar atenta aos primeiros sinais de que o cabelo esta danificado, assim você tem como prevenir que os danos aumentem dia após dia.
A composição do cabelo se dá por duas partes principais: a cutícula e o córtex. A cutícula é quem faz a proteção do fio, ela consiste em minúsculas células escamosas que formam uma barreira protetora de agentes externos, como: sol, poeira, etc. Já o cortéx é composta por fibras de proteínas, onde são encontradas a elasticidade, a cor e a força do cabelo, e esta envolta pela cutícula.
Cutículas ou células escamosas danificadas permitem com que o córtex fique desprotegido, assim com as agressões externas, o cabelo se torna muito mais propenso a apresentar aspectos de desidratação e danos.
Confira agora alguns sinais de que os cabelos não estão saudáveis:
- Cabelos fracos, com queda e quebra
- Cabelos elásticos ou emborrachados
- Cabelo secos
- Pontas espigadas ( pontas duplas)
- Cabelos opacos sem brilho
- Cabelos difíceis de pentear
- Cabelos com excesso de oleosidade

Se seu cabelo apresenta alguma dessas características é sinal que ele não esta saudável e precisa de cuidados especiais. Não adianta fazer nenhum tipo de química em cima de cabelos danificados . O melhor tratamento a fazer é procurar um dermatologista para uma avaliação profunda.
Alguns tratamentos podem ser feitos até no salão desde que sejam de reconstrução, nutrição e reparação. Não adianta querer alisar, cachear e tingir – descolorir cabelos que não estão saudáveis. Antes de fazer qualquer processo químico o fio deve estar saudável e forte. Outra dica importante para ter cabelos saudáveis é ter uma boa alimentação rica em proteínas e vitaminas.