de de

Saiba como se Demaquilar Corretamente

Hoje vou escrever um post e espero que todas vocês leiam, sinceramente. Como eu falei no vídeo de “Como demaquilar corretamente“, não é indicado o uso de shampoo de bebe, toalhas e ou leite de rosas para demaquilar.
Senti que muitas de vocês ficaram com dúvidas, e outras falaram que eu estava desmerecendo produtos que todo mundo usa para vender um outro produto! Há.
Se você me conhece de verdade saberia que eu jamais faria isso.
Vamos lá então, esclarecendo mitos e verdades!

Pergunta nº1: Posso demaquilar o rosto com shampoo de bebe?
Shampoo de bebe tem a função parecida com a do sabonete neutro, e não retira maquiagem, não demaquila. Você pode sim usar shampoo de bebe no rosto, mas para LAVAR o rosto e não demaquilar.

Você pode usa-lo até depois do demaquilante para retirar o mesmo, uma vez que você não pode dormir de demaquilante no rosto, assim como não pode dormir de maquiagem. Inclusive alguns dermatologistas recomendam SIM o uso do shampoo de bebe para RETIRAR o demaquilante. E JAMAIS para demaquilar o rosto, por que ele não retira a maquiagem.
Seria a mesma coisa que usar um sabonete facial para demaquilar. E aí você poderia escolher um próprio para a pele do rosto com um efeito que você gostasse como “anti-acne”, “limpeza profunda”, “etc.
Se você usa pouca maquiagem (e não usa nada de longa duração ou a prova d’água), aplica o shampoo de bebe e acha que a pele está limpa, faça o teste do adstringente/leite de rosas. Lave seu rosto normalmente com o shampoo e depois APENAS NESSE DIA aplique o leite de rosas com um algodão limpo, ou um adstringente. E note se o algodão está sujo ou limpo.
Eu não aconselho o uso do shampoo de bebe como demaquilante. Mas se você fez o teste, acha bom usa-lo, e o algodão saiu limpo, faça o que você achar melhor. Afinal quem sou eu para dizer o que você pode ou não usar.
Eu sei que vocês leram em um MONTE de blog que vocês podem sim demaquilar com o shampoo de bebe. Mas em vez de confiar na opinião dos outros, faça o teste você mesma em casa e decida se quer ou não utilizar esse método.

Pergunta nº2: Posso usar lenços umedecidos de bebe para retirar a maquiagem?
Essas toalhas não foram feitas para retirar a maquiagem, e sim para higienizar partes íntimas do bebê. Se fosse tudo a mesma coisa, não acha que as mesmas empresas que produzem os lenços umedecidos para bebes produziriam também os lenços e demaquilantes?

Infelizmente não é a mesma coisa não, a composição dos lenços é diferente. Os lenços de bebe são compostos por camomila, aminoácidos e óleos essenciais. Já os de uso adulto contém asebiol, camomila, vitamina C e outros componentes importantes para a limpeza da face.
Vocês podem reparar que laboratórios completamente distintos produzem os diferentes lenços. A nívea por exemplo não produz lenços de bebe, apenas os de maquiagem. E a Johnson’s não produz lenços de maquiagem, apenas os de bebes.
Apesar de parecerem macios e ótimos para passar no rosto, muitos contém álcool, e aplicar álcool no rosto resseca a pele. Pode parecer que retira a oleosidade na hora e que a pele fica sequinha, mas ele acaba retirando excessivamente a hidratação do rosto, e a pele produz mais óleo para compensar, o chamado efeito rebote. Eles também contém perfumes e outros componentes que podem irritar a pele do rosto e causar alergias.
Além de não conter nenhum produto que RETIRA a maquiagem, e acabar deixando resíduos que com o tempo entopem os poros e causam manchas e acne. Além de ressecarem a pele e causarem linhas finas e rugas precoces.

Pergunta nº3: Posso usar Leite de Rosas no rosto como Demaquilante/Limpeza/Adstringente?
Se vocês lerem a embalagem do leite de rosas em NENHUM lugar diz que você pode aplica-lo no rosto. Muito pelo contrário diz: “DESODORANTE” e indicado para uso corporal. Daí você para e pensa: Você aplicaria desodorante no rosto?

O leite de rosas limpa profundamente a pele sim, só que ele contém álcool e outros elementos na composição que ressecam a pele excessivamente. Ele tira toda a oleosidade e brilho. Só que esse é o problema, ele retira TUDO. Daí a pele fica sequinha por algumas horas, e logo depois começa a produzir muita oleosidade, para compensar o que perdeu. Isso é o que chamamos de efeito rebote. Sempre que você retira a oleosidade e hidratação da pele, ela começa a produzir mais e mais para compensar o que perdeu. E aí a sua pele fica mais oleosa, pois está ressecada.
É por isso que no controle da oleosidade é importante demaquilar, limpar, hidratar e tonificar a pele. Se você tem essa rotina você vai notar que a sua oleosidade vai ficar muito mais controlada. Eu digo isso por que aprendi da maneira difícil. Já usei isso tudo, shampoo de bebe, lenços umedecidos para bebe, leite de rosas, tudo isso! E sempre tive a pele ideal para fritar coxinhas depois de 3 horas sem lavar. E hoje que tenho uma rotina de cuidados com a pele, minha pele não é tão oleosa assim, e ela só fica levemente brilhosa no final do dia.
E ainda sobre o leite de rosas, ele RESSECA a pele. E raramente quem usa leite de rosas hidrata a pele, então ela fica cada vez mais e mais ressecada. Sabem qual é o resultado de pele ressecada? Linhas finas e rugas antes dos 25.
Eu sei que várias artistas famosas apareceram na TV usando o produto no rosto. Mas se elas aparecessem na TV passando cocô no rosto vocês passariam também? Todo mundo sabe que aquilo é propaganda e que elas foram pagas para aparecer ali. Elas não usam esse produto no dia a dia.
Em todos os produtos que eu citei aqui, é aquela história: Usar UMA vez ou outra numa correria ou necessidade, não tem problema. O problema vem quando você substitui na sua rotina um produto específico para a sua pele, por um desses produtos. O problema vem quando você acha que o shampoo de bebe demaquila o rosto e passa a utiliza-lo todos os dias. Aí sim a sua pele vai acabar cheia de resíduos o que vai causar problemas futuros.
Algumas pessoas tem pele sensível e qualquer base mal retirada causa acne no dia seguinte. Outras pessoas tem a pele mais resistente, e para estourar uma crise de acne é necessário meses de “maquiagem mal retirada”. De qualquer forma é importante retirar da maneira correta, para a saúde de sua pele.
Se você acha que não precisa demaquilar direito, pergunte a sua mãe o seguinte: Mãe, vamos sugerir que você passou toda a sua vida usando leite de rosas no rosto. Se você soubesse que leite de rosas causava rugas e linhas finas, e que se você tivesse usado outro produto sua pele estaria muito mais bonita e lisa, você teria mudado de produto ou teria continuado usando leite de rosas?
O problema de nós jovens, é que preferimos gastar menos do que investir num produto que cuide da nossa pele e traga resultados futuros. Não pensamos que usar leite de rosas, shampoo de bebe, lenços umedecidos HOJE vai trazer danos irreversíveis à nossa pele amanha. E depois, quando nossa pele estiver cheia de valas, quando olharmos no espelho e o que virmos forem pés de galinhas, bigodes chineses, vamos olhar para trás e nos arrependermos de não ter tido melhores cuidados com a nossa pele.
Tendo dito isso, a rotina básica de cuidados com a pele é:
  • Demaquilar (se você estiver usando maquiagem) e retirar o demaquilante com um sabonete facial.
  • Limpar o rosto com um sabonete FACIAL  (nada de sabonete corporal!)
  • Tonificar o rosto para devolver os nutrientes.
  • Hidratar o rosto para prevenir rugas e linhas de expressão.
  • Aplicar o protetor solar (é importantíssimo o uso de protetor mesmo no inverno!)
Agora vou deixar uma lista de produtos que eu recomendo e uso, de todas as faixas de preços!
  • Demaquilante: Bifásico da Panvel, Demaquilante Mary Kay, Bioderma, Bifásico da Lancome.
  • Produto de limpeza: Clean & Clear – Anti Acne, ROC purific AC, Kiehls, Qualquer um da Mary Kay.
  • Tonico: Rare earth pore refining Kiehls, Qualquer um da Mary Kay.
  • Hidratante: Qualquer um da Mary Kay, NormaDerm Vichy.
  • Protetor Solar: Vichy FPS 30 Toque Seco, Episol FPS 45 Toque seco.


Meninas tomem muito cuidado na hora de cuidar da pele. E pensem no futuro!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua Opinião é Essencial para fazer do Blog cada vez Melhor.

Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.