de de

Valorizando o olhar





Make dia e noite

Mas, na hora de se produzir, você sabe quais as cores mais indicadas para o seu tom de pele? Na opinião do make-up artist e consultor de beleza do Boticário, Alexandre Krizek, não há uma regra clara para a escolha dos tons. "Todas colorações são bem-vindas. Porém, o verdes cítrico, o rosa claro e os laranjas estão mais em evidência nesta estação". Ele acrescenta que de dia o look nude é mais valorizado. Por isso, deixe a cintilância e o delineador bem marcado para a noite e aposte em uma máscara marrom ou colorida acrescida de blush ameixa e gloss cintilante.

Sombras

A estação que estamos pede muita cor. Cobres, dourados, verde-claros, tons de rosa-claro e amarelos-abricó são a aposta do momento quando o assunto é sombra. Combine-as com um delineador marrom ou preto e rímel nos cílios superiores. À noite, esfumace mais o olho e acentue o contorno. Use sombra dois tons mais fortes. Abuse do contraste de sombras violeta e azul marinho; dourado e marrom escuro. E não esqueça do pó bronzant e da sombra berinjela.

As cores

O lápis deve ser escolhido de acordo com a cor da sobrancelha. As morenas ficam melhor de preto, enquanto as loiras podem apostar no marrom e no castanho claro. Quanto às sombras, as morenas devem abusar de tons mais quentes, como os dourados e acobreadas. Enquanto, as loiras ficam melhor com tons de sombra mais claros, como os perolados.

Cores lilás e rosa combinam mais com olhos verdes. Os tons de terra e acobreados valorizam olhos azuis. Para olhos castanhos, prefira sombras nos tons grafite, cinza e azulados. Uma ótima escolha para olhos pretos são as sombras amarelas e laranjas. Em se tratando de blush, as morenas ficam melhor com tons terracota e marrons enquanto a cor rosa se adequa melhor a peles claras. Na dúvida, o blush pêssego é uma boa pedida. Está na moda e serve para todos os tipos de pele.

Cuidados básicos

Toda maquiagem requer alguns cuidados. Antes de iniciá-la, é preciso limpar, tonificar e hidratar a pele. Mulheres que possuem uma pele mais seca devem, além do hidratante facial, utilizar um creme específico para a região dos olhos. Em caso de pele oleosa, optar pelos hidratantes oil free. Cremes antiidade necessitam ser aplicados três minutos antes da maquiagem.

Após a limpeza, é a hora do corretivo. Sua cor deve corresponder a um tom abaixo da cor da base. Corretivos em bastão são mais indicados para peles oleosas, enquanto o líquido é ideal para peles seca e ressecada. Passado o corretivo nas imperfeições da pele, é o momento de aplicar a base. Ela deve ter a mesma cor do colo e do pescoço. Portanto, quando for comprá-la, teste o produto na mandíbula e não na mão. Distribua a base pelo rosto, sem sobrepor o corretivo. Por fim, aplique o pó, evitando a área ao redor dos olhos para não deixar as rugas mais evidentes. E lembre-se: todo dia antes de dormir é imprescindível que a maquiagem seja removida com um bom demaquilante.

Na hora de escolher os produtos da maquiagem, Alexandre Krizek faz alguns alertas. "Invista em produtos de qualidade. Não use sombras que esfarelam e não oferecem uma boa cobertura. O lápis e a máscara para cílios devem ser à prova d'água para não borrar ou escorrer com o calor e o suor. Opte pelas máscaras alongadoras com óleo, que curvam, oferecem volume e hidratam os cílios", recomenda. E "não se esqueça das sobrancelhas", acrescenta.

Um erro bastante comum entre as mulheres é se preocuparem demasiadamente com a região dos olhos, sombras, máscara e delineadores e esqueceram das sobrancelhas. Elas são a moldura do olhar. Portanto, quando não estão em dia podem prejudicar todo o resultado da maquiagem. Procure a assistência de um bom designer de sobrancelhas. É preciso que elas estejam limpas, penteadas e, se necessário, com as falhas disfarçadas por meio de lápis adequado. De acordo com o maquiador Augusto Sargo, "fazer as sobrancelhas é como cortar cabelo. A mulher deve recorrer a um profissional. A sobrancelha é para ser valorizada e não para desaparecer".