de de

Maquiagem: como conservar

Você adora maquiagens e gasta a maior grana com elas? Então a última coisa que você quer é que os produtos durem pouco, certo? O Bolsa de Mulher procurou especialistas e descolou dicas para manter os cosméticos conservados. Anote:

Como e onde guardar

Uma das regras mais importantes diz respeito ao armazenamento. Os itens jamais devem ser guardados destampados e em locais úmidos ou muito quentes, como, por exemplo, o banheiro. A mudança de temperatura e a umidade constante podem fazer com que a maquiagem dure menos. Quem dá a dica é o maquiador mineiro
Lázaro Lambertucci.

Com apenas 24 anos de idade, Lázaro prova que entende do assunto: além da experiência em backstages de desfiles e editoriais de moda, marcou presença no Berlin Fashion Week, na Alemanha, no começo de 2011. "Prefira guardar a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é um nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita o transporte. Os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem", orienta. Quanto ao cômodo da casa, o melhor local é o quarto.

Atenção à validade

Lambertucci reforça: não bastam os cuidados ao guardar, é fundamental prestar atenção nas datas de validade. "Além de não produzir o efeito esperado, o cosmético vencido pode ser um caminho livre para a proliferação de microorganismos. As fórmulas dos produtos utilizam conservantes para garantir sua funcionalidade e integridade, e a eficiência só é garantida pelo fabricante até o prazo estipulado na validade", complementa.

Não empreste

A maquiadora Lígia Cabral, do Salão Mais Bonita, em Niterói, recomenda também não emprestar os produtos, principalmente os que são passados diretamente na face (sem uso de pincéis), como batom, gloss e corretivo em bastão. "Eles são de uso exclusivo e pessoal", sentencia. Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, no Rio, lembra dos malefícios do mau uso: "Alguns produtos apenas perdem a qualidade, sem causar danos. Mas outros podem causar alergia, e, dependendo da textura, estimular a oleosidade ou, o oposto, causar ressecamento".

Se você usou uma máscara de cílios e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

Pincéis merecem cuidados

Ferramentas importantes para uma boa maquiagem, os pincéis devem receber atenção especial. Lázaro Lambertucci orienta lavá-los, no mínimo, uma vez por mês, com água morna e xampu ou sabão neutro. Já as esponjas devem ser trocadas a cada 30 dias. Importante não guardar os pincéis molhados e colocá-los na horizontal, sob uma toalha, após a lavagem. Evite o uso do secador para acelerar o processo. Se você acha essa rotina cansativa, opte pelos aplicadores descartáveis, que funcionam bem e custam pouco (menos de R$ 5 um kit com seis unidades dos de sombra).


O especialista dá uma informação interessante sobre a evolução dos cosméticos. "Da época dos faraós até os dias atuais, muitas coisas mudaram nos produtos utilizados para dar cor e beleza ao rosto. Carvão, henna, terra e outros recursos naturais eram utilizados pelos nossos antepassados da forma como são encontrados na natureza. Na atualidade, com a indústria cosmética cada vez mais sofisticada, muitos insumos naturais ainda fazem parte da composição dos produtos, mas em suas fórmulas são acrescentados outros agentes que potencializam durabilidade e função". Justamente por isso é preciso cuidado com a conservação.

Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.