de de

Maquiagem Total Laranja

Visualize um céu alaranjado no final da tarde ou uma pele dourada depois de um dia de praia. Agora pense nas frutas cítricas e refrescantes, que são a cara do verão. Ah, tem também as roupas supercoloridas que não podem faltar no guarda-roupa. Reparou como o tom laranja está por todos os lados? Na maquiagem a cor também dá as caras. Maquiadores consultados pelo Bolsa de Mulher garantem: sombras, batons e blushs alaranjados estão com tudo. Mas atenção: não vá com muita sede ao pote, senão o fashion pode virar cafonice.

Para negras e loiras

Para Dennis Proença, maquiador da Dermage, make laranja é mais indicado para as louras. Veja as sugestões do especialista: "Nos olhos, passe a sombra com essa cor na pálpebra móvel, até a altura do côncavo. No côncavo, esfumace uma sombra marrom sem brilho. Na bochecha, a dica é um blush pêssego. E, na boca, batons laranjas deixam os lábios bem iluminados. Mas atenção: somente uma parte da maquiagem deve ser laranja!"

Em vez da combinação com o marrom sugerida por Dennis, o maquiador Cláudio Espínola, do salão Éclat, no Rio, indica o dourado. "Esfume uma sombra laranja em toda a pálpebra e capriche em um tom dourado no côncavo, para dar aquela iluminada. É claro que a sombra laranja já faz o make, por isso boca e maçãs podem estar bem suaves", comenta. Segundo o expert, sombra com esse matiz combina com vários tons de pele. "Negras também ficam bem lindas", diz.




Para mulheres ousadas

Para a maquiadora Raphaella Bahia, da clínica Longevitá, o blush alaranjado é a cara do verão. "Pode variar bastante no tom, de laranja claro a pêssego. Dá um ar fresh e saudável", diz. Uma dica para não errar na localização: o produto deve ser aplicado nas maçãs, na área que levanta quando sorrimos. O carioca David Mello, da Ophicina do Cabelo, no Shopping Leblon, no Rio, é mais comedido: "Sombra laranja é para mulheres ousadas e, em geral, fica melhor em jovens."

Ele revela um truque: aplique a sombra laranja como se ela fosse um delineador, ao longo dos cílios, criando uma linha larga. Arremate com rímel preto, blush suave e gloss transparente. Atenção: "A sombra só cai bem com iluminador em tons bege, terracota e marrom", alerta. Raphaela Galiza reforça que o make laranja é supertendência, e vem na carona da onda "néon" de 2010.

Veja a dica da especialista, que comanda a RG Make Up, no Rio:

"Para o dia, as meninas que optam por um make mais leve devem limpar, tonificar e hidratar a pele com produtos oil free e fator de proteção. Não esquecer do primer e da base livre de óleo com efeito matte, que seguram a oleosidade da pele por mais tempo". E continua: "Pele pronta, escolha uma máscara de cílios transparente e aplique nos cílios inferiores e superiores, e nas sobrancelhas, para deixá-las bem desenhadas. Use um blush no tom terra, dando um ar saudável e, para finalizar, um batom matte hidratante no tom laranja com fator de proteção."

Se a produção for noturna, diz Rapha, você pode ousar um pouco mais: passe sombra laranja néon e use um delineador preto. Capriche na máscara de cílios preta com efeito alongador, blush bronzeador, e nos lábios um tom nude com um toque de gloss transparente. Norman Elmer, do Crystal Hair, reforça que as mulheres negras podem usar tons mais vibrantes, que acentuam a cor da pele e deixa o visual alegre.

Brancas e orientais

Já as brancas podem optar pelo tom mais discreto, como o coral ou o pêssego. "As orientais devem evitar usar o laranja porque ele acentua o tom amarelado da pele", pondera. Se você é mais discreta e ficou tensa com as dicas, calma! A maquiadora Renata Romão, também do Crystal Hair, lembra que é possível estar na moda, mas sem chamar a atenção. "O batom laranja causa apreensão em muitas mulheres. A dica é passar com a ponta dos dedos, dando toques leves. O efeito é mais suave, fica fresco e fashion ao mesmo tempo".

Agora, para quem faz a linha ousada, a dica é investir em um batom mais forte, com blush neutro, rímel e um toque de sombra em tom bege. Pronto, agora você é a cara do verão!
Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.