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A história da beleza

Você sabe em que época as tinturas de cabelo caíram no gosto das mulheres? E quando surgiram os primeiros produtos clareadores? A moda fios curtos começou em que década? E a febre dos dermocosméticos? O Bolsa de Mulher investigou o histórico das principais marcas de cosméticos do Brasil e do mundo. E revela, num guia especial, os fatos mais marcantes da história da beleza no último século.

1907 - Eugène Schueller, um jovem químico cheio de ideias, cria suas primeiras fórmulas de tinturas para cabelos sob o nome de "Oréal", à base de compostos químicos inofensivos. As tinturas foram uma inovação na época, oferecendo uma gama sutil de cores, enquanto os outros métodos existentes no mercado, à base de henna ou de sais minerais, produziam um resultado artificial e chamativo.

1909 - Dotado de espírito empreendedor, Eugène Schueller funda a empresa que se tornaria mais tarde o Grupo L'Oréal.

1920 - Depois da Primeira Guerra Mundial, uma nova era se inicia. No mundo inteiro, as mulheres trabalham, ganham dinheiro, se tornam mais vaidosas e buscam formas de evitar que os cabelos brancos denunciem a idade.

1928 - Em uma época em que as pessoas ainda não tinham o costume de lavar os cabelos com frequência, começam a surgir produtos parecidos com os xampus que conhecemos hoje. Época de conscientização em relação à higiene pessoal.

1929 - As estrelas de Hollywood, lideradas por Jean Harlow, atriz principal do filme "A Loira Platinada", lançam a moda do loiro, considerado a cor mais sedutora da época. Os descolorantes fazem enorme sucesso entre os melhores cabeleireiros, dando origem até a um clube "Loira Platinada", criado por consumidoras entusiasmadas.

1931 - O produto Imédia, da L'Oreal, obtém sucesso imediato. Enquanto os concorrentes vendem seus produtos em grandes recipientes, com um alto risco de oxidação, Eugène Schueller é o primeiro a embalar os produtos Imédia em doses individuais, gerando conforto e a segurança dos cabeleireiros e das clientes finais.


1933 - Para incentivar as mulheres a se cuidar em uma época em que a indústria da beleza e da higiene pessoal ajudava a conquistar mais liberdade, publica-se a primeira revista mensal feminina dedicada a esse segmento. É a primeira vez que as mulheres lêem artigos sobre beleza.

1934 - Surgem na França o primeiro xampu moderno para o grande público. Trata-se de uma fórmula pronta para o uso, suave para os cabelos. O símbolo de uma nova abordagem diante da higiene por parte das famílias francesas.

1935 - As mulheres se emancipam, as peles se desnudam e, depois de séculos de culto à palidez, o tom bronzeado torna-se sinônimo de saúde e modernidade. Surge então o primeiro óleo protetor.

1939 – Batismo da L’Oréal: no dia 4 de abril de 1939, a “Société des Teintures Inoffensives pour Cheveux” muda oficialmente o seu nome para L’Oréal, localizada em 14, Rue Royale, em Paris, até hoje o endereço da sede da empresa.

Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.