de de

Corretivos já!

Uma pele bonita, sem imperfeições, livre de olheiras, marcas de espinhas, manchas e com ar saudável é o oásis dermatológico das mulheres - afinal, o rosto é nosso cartão de visita. Engana-se quem pensa que essa impressão requer plásticas e tratamentos mágicos. Bastam truques simples com itens básicos com corretivo, base, pó compacto, blush, rímel e batom. Pronto, seu rosto é outro.

Natural, o resultado chama a atenção e desperta a admiração no trabalho, em casa, na noitada e nas fotos, que você vai poder tirar sem medo. Não é preciso um investimento milionário: com apenas R$ 150 você pode montar o seu kit básico.

Primeiro passo

Escolha os itens de correção da pele: corretivo e base. Natália Antunes, consultora de maquiagem da Lumi Perfumes, recomenda: "Ao manusear o mostruário, o ideal é testar a tonalidade no próprio queixo. A cor de ambos deve ser o mais próxima possível do tom da pele. Ou num tom abaixo", explica.



Comece com a base em todo o rosto e pescoço, sem excessos. Use uma esponja grande ou um pincel específico para aplicá-la uniformemente. Se a pele for oleosa, opte por produtos oil free (sem óleo) ou por uma base cremosa. Em seguida, aplique o corretivo nas olheiras, embaixo e em cima dos olhos. Caso haja espinhas e outras marcas, reforce nesses pontos. As que não gostam das sardas também podem passar o produto para escondê-las.

É importante usar os produtos de correção superficialmente, observando a textura natural da pele. Se não houver imperfeições incômodas, dispense a base e utilize apenas o corretivo. Um conselho: os editoriais de beleza mais badalados garantem que uma pele supercoberta e perfeita, parecendo de boneca, é cafona. As principais estrelas do cinema, entre elas Sienna Miller, Cameron Diaz, Kate Winslet e Rachel Weisz aderiram à onda clean, desfilando em tapetes vermelhos com o mínimo de maquiagem.

Quem tem a pele negra encontra mais dificuldade na hora da correção. Marcas como a Natura e a Catharine Hill têm ótimos produtos em tons mais escuros. Caso você não se identifique com a paleta, faça uma mistura de cores para chegar ao tom ideal de corretivo. Normalmente, isso é feito com um corretivo mais claro e a base que você usa no rosto.

Segundo passo: pó compacto


O terceiro produto para dar esse toque natural é o pó compacto, que uniformiza a pele e dá o aspecto aveludado. Se você quer seguir a linha antenada, dispense o item porque as moderninhas agora andam por aí exibindo um rosto brilhoso. "O pó compacto é mais indicado para as peles oleosas, porque disfarça o aspecto engordurado. Nas outras peles, é legal usar apenas na zona T (testa e nariz)", orienta Evani Cavanha, do Gilberto Cabeleireiro, em São Paulo.

Terceiro passo: rímel

Pele corrigida, é hora de sacar o rímel. Há inúmeras opções nas lojas, que vão desde os mais simples aos que prometem dobrar o tamanho dos cílios. Escolha o produto com o aplicador que faça você se sentir mais confortável. Se os cílios forem grandes, opte por um produto de secagem rápida. Ou você pode borrar a pálpebra!

Para o trabalho, passe apenas uma camada da máscara preta ou use a incolor, que dá volume, mas não carrega a make. Se os cílios forem curtos, abuse do curvex, encontrado por menos de R$ 20 nas farmácias. Tome cuidado com a borrachinha do aparelho: se ela estiver velha e com restos secos de rímel, pode quebrar os cílios.

Cristiane Montero. Tecnologia do Blogger.