de de

Pele oleosa: cuidados e tratamento



Manter a pele bonita e saudável exige cuidados diários, ainda mais se a pele for oleosa. Quem tem esse tipo de pele sabe bem como é difícil lidar com o brilho excessivo no decorrer do dia. As características da pele oleosa são evidentes. Geralmente, os poros são dilatados e a oleosidade da pele se concentra na chamada zona T do rosto, a região entre o nariz, testa e queixo. São as características perfeitas para o aparecimento freqüente de cravos e espinhas. Cuidar da pele oleosa dá trabalho, mas vale a pena seguir uma rotina de tratamento.

Ao acordar

Lave bem o rosto o rosto com um sabonete neutro ou com um tipo específico de sabonete para pele oleosa. Prefira os que possuem ácido salicílico, substância que ajuda a prevenir a acne. A loção adstringente é complemento importantíssimo da limpeza da pele oleosa, a água, o sabonete ou as loções de limpeza não conseguem retirar todos os resíduos de sujeira da pele. O adstringente ajuda a limpar os poros e ao mesmo tempo tonifica a pele.
Hidrate a pele e use um protetor solar para sair de casa. Mas fique atenta, produtos com óleo na fórmula são proibidos para quem tem pele oleosa. Prefira as versões oil-free (sem óleo) ou em gel.

Durante o dia

Use lenços próprios para remover a oleosidade do rosto, principalmente na zona T. Outra opção é umedecer um lenço de papel simples com adstringente. Se a pele estiver muito oleosa, aproveite para lavar o rosto e reaplicar o protetor solar.

Antes de dormir

Não durma sem remover a maquiagem, esse hábito favorece o entupimento dos poros. Repita a limpeza feita pela manhã, usando o sabonete específico para pele oleosa e a loção adstringente. Aproveite para aplicar produtos de tratamento para fechar os poros ou secar as espinhas, eles vão agir enquanto você dorme.

Dicas para quem tem pele oleosa

- Evite lavar seu rosto várias vezes ao longo do dia, duas vezes são suficientes. Lavar o rosto toda hora estimula a pele a produzir ainda mais óleo.
- Prefira as maquiagens em pó, as versões cremosas aumentam a oleosidade da pele. Para a base, escolha uma oil-free.
- Esfoliação e peelings são ótimos tratamentos para a pele oleosa, amenizam o aspecto gorduroso da pele e ainda removem as células mortas. Procure fazer também uma ou duas vezes por ano uma limpeza profunda.